메뉴

[Invitation] Filipe Cunha, Portugal

K-Classic News  GS,Tak | 

 

 

Natural da freguesia de Lanhelas – Caminha (Distrito de Viana do Castelo). Reside em Braga. Iniciou os seus estudos musicais com sete anos e ingressou na Banda de Música de Lanhelas aos nove. Concluiu o curso de Música no Conservatório Calouste Gulbenkian – Braga, (Clarinete e Flauta Transversal). 

Frequentou o curso de Flauta Transversal na Universidade do Minho com o professor Gil Magalhães. Foi clarinetista convidado na Banda Sinfónica Minho-Galaica (Caminha) e a Banda Sinfónica Sá de Miranda (Amares). Foi Clarinete principal solista da Banda Sinfónica de Lanhelas. Masterclasse de Flauta Transversal com Felix Rengli (BEL). Tocou e dirigiu inúmeros projectos desde música tradicional à música clássica passando pela world music e jazz.

 

 

É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho. Foi director musical da Tuna Universitária do Minho. Concluiu o Curso Superior de Direção na Academia Europeia de Direção com os maestros Jan Cober e JavierViceiro os professores Toñi Cantal e André Granjo. Estudou Direção de Orquestra em Lisboa com o maestro francês Jean-Sébastien Béreau. Participou em masterclasse de direcção com os maestros: Douglas Bostock (Eng), Alex Schillings (Ger), Jan Cober (Hol) e Yves Segers (Bel) Dirigiu os Estágios de Orquestra de Sopros em Oliveira (Barcelos) em 2016 e 2017. Dirigiu o Estágio de Orquestra de Sopros no Faial (Açores) em 2018. Utilizador de programas informáticos de escrita e composição musical: Sibelius, Finale, Encore, etc…

 

Utilizador de programas informáticos de produção musical: Cubase, Protools, Sound forge, etc… Realizou inúmeras orquestrações para Banda, Banda e Grupos, Banda e solistas, Banda e Coro, Banda e grupo tradicional. Realizou inúmeras orquestrações para Orquestra, Orquestra e Grupos, Orquestra e Solistas, orquestra e Coro, etc…

 

 

Dirigiu até 2020 a Banda Musical de Oliveira e a Orquestra de Camera da BMO.Além dos concertos em romarias realizou concertos temáticos com vários Coros da Região, com o Coro de Camera de Barcelos, com solistas variados e com grupos tradicionais sendo autor de todos os arranjos musicais.Em formação de Orquestra Clássica já dirigiu: Orquestra Filarmónica de Braga; Orquestra de Camera da OFB Orquestra Sinfónica da EPABI (Escola Profissional da Beira Interior); Orquestra do Conservatório de Coimbra; Orquestra Sinfónica e Coro do Conservatório Gulbenkian de Braga; Orquestra Sinfónica do Conservatório  Profissional de Música de Ponteareas (Espanha); Orquestra Académica da 
 
Universidade de Lisboa; Orquestra da Academia de Viatodos; Orquestra do Alto Minho; Orquestra Philharmonia Ibérica (Barcelona). Em formações de Sopros já dirigiu:Braga Youth Wind Orchestra; Orquestra de Sopros da EPABI; Banda Municipal de Pontevedra (Espanha); Banda do Conservatório de Música de Ponteareas (Espanha);Banda Musical de Oliveira (Barcelos) Banda Militar do Porto; Banda Musical de Monção; Banda de Moreira do Lima; European Union Youth Orchestra (Holanda); Filarmonia da Fundação Brasileira (Açores); Banda Cabeceirense (Cabeceiras de Basto); Banda Municipal de Santiago de Compostela (Espanha); Orquestra de Sopros na Ilha do Faial – Açores; Orquestra de Sopros da OFB; Banda de Música Vila de Cedeira (Corunha – Galiza); Banda de Música de Salvaterra do Miño (Galiza). Actualmente dirige: Orquestra Filarmónica de Braga; Braga Youth Wind Orchestra; Grupo “Opera per Tutti” (Braga). 

 

 

E é professor de: Flauta Transversal e Instrumentos de corda. Do seu percurso musical constam concertos realizados em: Portugal (Continente e Ilhas), Espanha, França, Suiça, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, Venezuela, Puerto Rico, Brasil, EUA e Canadá. No final 2019 esteve em digressão pela China para dirigir o Concerto de Ano Novo – Strauss & Friends,  tendo realizado 7 concertos em cidades diferentes. Em 2020 foi selecionado para a fase final do Concurso Mundial “World Music Competition” (Vienna) na  categoria de Direção de Orquestra entre milhares de candidatos. Em 2020 foi convidado e integra o júri do Concurso “International Orchestra Auditions Awards” (Itália) e  integra os quadros da Samnium University of Music. 

 

Ainda em 2020 foi convidado para Maestro Honorário da Korean Orchestra (K-Classics) integrando assim o grupo de 12 maestros escolhidos para esta Orquestra a nível mundial. Em 2021 foi convidado e integra a Sociedade Musical Giuseppe Verdi (México) como maestro internacional.